Feed

Assine o Feed e receba os artigos por email

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Prisioneiro da ilusão

Ele caminhou e dançou prisioneiro voraz.
Foi bolha de sabão, sorriu luz manhã,
Chegou repleto, inquieto e vastidão.
Sai assim, irreverência, é volátil, tato sagrado das solidões.
A bolsa, a sua bolsa de chuva carrega suas uvas de um viver vinho,
Sai em desalinho, sorrindo, caindo pés, barrancos e tropeços,
Chapéu de palha assoviando endereços
Pelas bordas do sentir, mero esmero, totem da fé, salutar...

Vai prisioneiro... Vai estradeiro, menestrel
Sobre o viés da ausência que silencia a voz.
A palavra jaz como rocha sedimentar,
Jaz oposta, jaz ocre e ferrugem,
Jaz obsoleta, espoleta e penugem de ganso...
Seu melhor faz arreio de si, quina e cabeça...

Espantalho mordaz faz aqui sua sina, faz aqui menina
Boneca, sorrateira manhã, cálida, calcinada...
Esse corpo se morre, se morre a pele, se morre as unhas,
Mas morre mais a esperança quando morre a certeza...
Seus dias auroras fazem nascer âmagos, âmbar verão.

Tem mais norte ao longe, tem mais sonhos
Que as mãos buscam com a sede das horas,
Que perecem inertes pelos pés, que marcam os passos,
Cada um, cada pó levantado, deixando para trás
A cinza dos malogros, e assentando no coração
A beleza que um dia colhera de sorrisos
Que arrancara com as mesmas palavras mudas,
Os mesmos gestos mudos, agora, mundo, vá-se,

Sem arreio, sem estribo, sem montaria, sem noite,
Sem dia, sem o bornal para guardar as lembranças,
Sem o canivete para cortar as dores,
Pois agora, está tudo ali, pele e coração,
Juntos, como água e sal diluindo o seu cansaço.

2 comentários:

Eu disse...

Olá Marcio...ao ler a sua bela poesia, veio em minha mente a canção do Jorge Vercilo que diz:
"Eu!
Prisioneiro meu
Descobri no brêu
Uma constelação...

Céus!
Conheci os céus
Pelos olhos seus
Véu de contemplação..."

Eu desejo um dia de paz ao seu coração Poeta.

Um abraço carinhoso

O mar me encanta completamente... disse...

Olá Márcio.
Seus poemas são de temática lírica em versos de grande profundidade técnica , poética e reflexiva. Seus textos nos fazem parar e refletir em cada linha, em cada palavra, prendendo a nossa atenção do início ao fim.
Seu eu-lírico extravasou neste poema de forma singular !
Belo!

Meu carinho sempre..

Arquivo do blog